quarta-feira, 8 de julho de 2009

O GESTAR DE PETROLINA ABRE AS PORTAS DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO - RELATÓRIO DO ENCONTRO

"(...)todas as nossas produções, quer orais, quer escritas, se baseiam em formas-padrão relativamente estáveis de estruturação de um todo a que denominamos gêneros (...)" (BAKHTIN)
Com o tema PRODUÇÃO TEXTUAL - A COESÃO E A COERÊNCIA, propsto pelo TP 5, reiniciamos a jornada de enconttros do GESTAR II em Petrolinanos dias 06 e 07 de julho de 2009. Mesmo, com a deflagração da geve dos trabalhadores em educação, os cursistas optaram por permanecerem nesse primeiro encontro. Apesar da instabilidade do momento, o estudo foi bem aproveitado pelos cursistas. Isso demanda e comprova o nível de contentamento, entusiasmo e credibilidade gerado pelo Programa. Um cursista avaliou da seguinte forma "minha prática de sala de aula, hoje é outra. Sinto-me mais segura no que estou fazendo".
Esse primeiro encontro do semestre teve como propoósitos, identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construçãao de sentidos do texto; analisar efeitos de sentido decorrentes da negação; analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos. Para tanto, esses propósitos foram sistematizados em três momentos:
1. OFICINA DE TEXTO;
2.EXPOSIÇÃO TEÓRICA DIALOGADA;
3.OPERACIONALIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Em relação a avaliação do encontro, os cursistas avaliaram de forma positiva, chegando mesmo a dizerem que sempre fica o "gostinho de quero mais".

terça-feira, 7 de julho de 2009



Conselho Nacional de Educação aprova reforma curricular do ensino médio

Publicado em 30.06.2009, às 19h17


O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta terça-feira (30) a proposta de reforma curricular e organizacional do ensino médio que foi apresentada pelo Ministério da Educação (MEC) em maio. O projeto chamado ensino médio inovador irá apoiar iniciativas das secretarias estaduais de educação para melhorar a qualidade do ensino oferecido e tornar a etapa mais atraente.

Segundo o conselheiro Mozart Neves Ramos, o CNE recebeu várias sugestões de entidades da sociedade civil que foram incorporadas ao projeto. O texto final deve ser divulgado até o fim da semana.

Os principais pontos da proposta apresentada pelo MEC não foram alterados. Entre eles está o aumento da carga horária de 2,4 mil para 3 mil horas/ano e uma reforma organizacional do currículo. O atual modelo da grade curricular, dividido em 12 disciplinas tradicionais, será dividido em quatro eixos mais amplos (trabalho, ciência, tecnologia e cultura) para incentivar a interdisciplinariedade.

É importante agora implementar corretamente a proposta e trabalhar principalmente a formação do professor. É preciso que a universidade compreenda qual é a proposta e formar os professores para esse modelo, apontou Neves.

Hoje durante a tarde o CNE se reuniu com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) justamente para discutir a questão da formação.

Outra mudança proposta pelo ministério é que os alunos tenham no mínimo 20% de disciplinas optativas dentro do currículo. Todas essas mudanças têm por objetivo tornar a escola mais atraente para o jovem. Pesquisas apontam que o atual modelo é considerado desinteressante, o que aumenta a evasão e diminui o tempo do brasileiro nos bancos escolares.

Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, cabe escola corresponder s expectativas do aluno e não o contrário. Segundo ele, o orçamento de 2010 destinará de R$ 50 milhões a R$ 100 milhões para a proposta. A partir do momento que nós superamos o gargalo do vestibular tradicional [com a criação do novo Enem], destravamos um processo de diversificação do ensino médio que já ocorre em vários estados, avaliou.

As secretarias de educação deverão responder a um edital que será divulgado pelo MEC para inscrever propostas inovadoras que serão potencializadas com apoio federal, disse o ministro. A ideia, segundo Haddad, é que essas experiências sejam disseminadas na rede. Inicialmente, o MEC vai financiar a implantação de projetos em 100 escolas.
Fonte: AE

domingo, 5 de julho de 2009

O Nome da Rosa (Umberto Eco)


Aninha e suas pedras


Não te deixes destruir...
Ajuntando novas pedras
e construindo novos poemas.
Recria tua vida, sempre, sempre.
Remove pedras e planta roseiras e faz doces.

Recomeça.
Faz de tua vida mesquinha
um poema.
E viverás no coração dos jovens
e na memória das gerações que hão de vir.
Esta fonte é para uso de todos os sedentos.
Toma a tua parte.
Vem a estas páginas
e não entraves seu uso
aos que têm sede.

Cora Coralina (Outubro, 1981)