domingo, 16 de agosto de 2009

OFICINA LIVRE FAZ RI MELHOR QUEM RI NA ESCOLA

Com objetivo de dar continuidade ao estudo dos elementos que fazem a coesão e a coerência textuais, foi realizada no dia 13 de agosto mais uma oficina livre, apoiada no tema RI MELHOR QUEM RI NA ESCOLA, o encontro foi marcado pela descontração da turma. Como experiência pedagógica ficou evidente que a sala de aula é um espaço apropriado para aprendizagens prazerosas... para o riso, mesmo que tímido, ou por gostosas gargalhadas ao sabor de qualquer conteúdo. Enveredar pelo caminho da casmurrice e do autoritarismo podia até funcionar para os monges e preceptores da Idade Média, mas nunca para nossos jovens e adolescentes. Afinal, o bom humor é a receita ideal para a superação de culturas e práticas rançosas que tanto ameaçaram a escola.
No segundo momento foi realizada a exposição dos porte-fólios dos cursistas. A mostra desses porte-fólios evidenciou a criatividade do professor na vivência das atividades postas pelo GESTAR II, retratando à da sala de aula como uma oficina em permanente ação na construção do conhecimento.