quarta-feira, 8 de julho de 2009

O GESTAR DE PETROLINA ABRE AS PORTAS DO SEGUNDO SEMESTRE LETIVO - RELATÓRIO DO ENCONTRO

"(...)todas as nossas produções, quer orais, quer escritas, se baseiam em formas-padrão relativamente estáveis de estruturação de um todo a que denominamos gêneros (...)" (BAKHTIN)
Com o tema PRODUÇÃO TEXTUAL - A COESÃO E A COERÊNCIA, propsto pelo TP 5, reiniciamos a jornada de enconttros do GESTAR II em Petrolinanos dias 06 e 07 de julho de 2009. Mesmo, com a deflagração da geve dos trabalhadores em educação, os cursistas optaram por permanecerem nesse primeiro encontro. Apesar da instabilidade do momento, o estudo foi bem aproveitado pelos cursistas. Isso demanda e comprova o nível de contentamento, entusiasmo e credibilidade gerado pelo Programa. Um cursista avaliou da seguinte forma "minha prática de sala de aula, hoje é outra. Sinto-me mais segura no que estou fazendo".
Esse primeiro encontro do semestre teve como propoósitos, identificar relações lógicas de temporalidade e de identidade na construçãao de sentidos do texto; analisar efeitos de sentido decorrentes da negação; analisar relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura e na produção de textos. Para tanto, esses propósitos foram sistematizados em três momentos:
1. OFICINA DE TEXTO;
2.EXPOSIÇÃO TEÓRICA DIALOGADA;
3.OPERACIONALIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA.
Em relação a avaliação do encontro, os cursistas avaliaram de forma positiva, chegando mesmo a dizerem que sempre fica o "gostinho de quero mais".

2 comentários:

  1. Oi,
    Seu blog tá lindo.Sempre dou uma olhadinha.
    Cida, gostaria de saber algumas coisas em off.
    Dê lembranças a Isva.
    jeanemelo67@yahoo.com.br
    Xero

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Inicialmente peço desculpas pelo atraso. Mereço um puxão de orelhas. Como estás? Como anda o gestar por aí?
    Olhe podemos trocar idéias por meu e-mail pessoal que é: cida.brandao@oi.com.br.
    aguardo notícias
    Bjs
    cida

    ResponderExcluir